terça-feira, 8 de abril de 2014

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA YACON

A batata yacon é um tubérculo da família das batatas e se diferencia pela quantidade de água em sua composição. É também conhecida como batata diet, ou batata dos diabéticos por não estimular os picos de açúcar no sangue, muito comum quando consumimos outros tipos de batatas.
O yacon possui grande capacidade de adaptação em diferentes tipos de solo e condições climáticas. O mineral mais abundante no yacon é o potássio.
Esta batata tem grande semelhança com a batata doce,.apresenta sabor adocicado, com textura parecida com a pêra madura e deve ser consumida preferencialmente crua, descascada, cortada em cubos, acompanhada por saladas verdes e carnes.
Vários estudos têm comprovado os efeitos de folhas e caules da planta, sendo estes considerados suplemento alimentar, em potencial na prevenção de doenças crônicas, envolvendo estresse oxidativo, diabetes, aterosclerose, controle de pressão arterial e dos níveis de colesterol.
Estudos demonstraram que o yacon apresenta baixo índice glicêmico e baixo poder calórico, tornando-o um alimento alternativo na dieta de diabéticos.
Por questões de hábito alimentar e desconhecimento da maioria da população, o consumo do yacon é bastante reduzido e seu cultivo ainda restrito a pequenos produtores. Mais estudos devem ser realizados de forma a reforçar e comprovar os benefícios funcionais e, ou nutricionais da planta em humanos, estimulando seu cultivo, consumo e uso industrial.
O mais importante para se beneficiar das propriedades da batata yacon é conversar com um especialista e não acreditar em promessas milagrosas. Uma alimentação saudável pode ajudar muito no tratamento de doenças, mas toda forma de tratamento alternativo merece cuidado e atenção.

LEMBRE-SE: A safra da batata yacon inicia em maio.

Autora: Milena Artifon, estagiária de Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário